O que é a Termografia Funcional?
O exame de termografia funcional cutânea por infravermelho, é um recurso para diagnóstico funcional. A avaliação da microcirculação e das fibras nervosas finas, são pontos de análise e observação do avaliador, com a comparação dos hemicorpos direito com o esquerdo do paciente, o que torna possível identificar quais estruturas apresentam inflamação, alterações de circulação, e alterações das inervações, que podem gerar dor, desconforto, formigamentos e/ou dificuldades de movimento.
Como é feito?
O corpo humano emite luz em forma de calor, a câmera utilizada captura essa luz infravermelha emitida pelo corpo, e visualiza mudanças de temperatura corporal relacionadas à alteração no fluxo sanguíneo. Diferente de outros exames, como por exemplo o raio X, que mostra anormalidades da anatomia dos ossos, com a termografia podemos avaliar mudanças fisiológicas e funcionais que geram sintomas e estão relacionadas com a queixa clínica do paciente. As imagens são capturadas por um sensor ultrassensível que filmam o calor emitido pelo corpo humano, em imagens térmicas de alta definição e em tempo real. É um exame seguro, simples, indolor, que não exige uso de contraste e não emite radiações. A análise é realizada em um software, onde pode ser medido a temperatura das regiões e estrutura do corpo, em graus Celsius, e observadas as diferenças funcionais.
Para que serve?
Todo processo avaliativo contribuiu para o melhor entendimento do quadro e história clínica do paciente, da dinâmica muscular, das possíveis alterações posturais e funcionais, para que possam ser determinados programas terapêuticos, e o acompanhamento dos resultados obtidos. Alterações ortopédicas, neurológicas e circulatórias podem ser avaliadas.
Comentários
Postar um comentário